Casa Caminho do Corcovado

» Nas redondezas

Nas redondezas

É no Cosme Velho que se situa a Estação de Ferro do Corcovado, da qual parte o trem que leva os turistas até o pico do Corcovado, onde está a estátua do Cristo Redentor, símbolo máximo da cidade e uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo.

DSC00615DSC00612

 

 

 

 

 

O bairro faz limite com os bairros de Santa Teresa, Laranjeiras, Botafogo e Alto da Boa Vista. No final da rua Cosme Velho, pode-se entrar no Túnel Rebouças, direção Lagoa, tendo acesso rápido ao Jardim Botânico, Humaitá e Lagoa.

Outro ponto turístico que o bairro possui é o Largo do Boticário, composto de sete casas de estilo neocolonial da década de 1920. As casas foram construídas com material utilizado em construções do centro da cidade, que foram demolidas. Na entrada do Largo, há duas casas da primeira metade do século XIX. Reduto de grandes artistas, o Largo tem promovido, ao longo dos anos, as mais diversas manifestações artísticas e culturais.

O Museu Internacional de Arte Naïf, localizado na própria rua Cosme Velho, possui a maior coleção desse tipo de arte da cidade, com quadros desde o século XIV até a atualidade.

A Bica da Rainha, situada na rua Cosme Velho 381, era um ponto de parada de D. Maria, rainha de Portugal, a partir de 1908 em seus passeios, para beber das “águas férreas”, às quais se atribuíam qualidades medicinais. Hoje se encontra cercada, mantendo as características do período em que os nobres a utilizavam.